•     Fale conosco: (11) 4786-2504
    Localização: Av. Maria Luiza Americano n.779 São Paulo - SP

  Medição da Resistividade do Solo

image description

Medição da Resistividade do Solo

A medição da resistividade e estratificação do solo é um dado fundamental exigido por norma para elaboração dos projetos de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e malhas de aterramento. É a característica do solo que vai determinar a sua resistência elétrica o tipo de material que será usado no projeto e etc.

A medição da resistividade do solo é baseada nas normas:

  NBR 7117 - Medição da Resistividade e Determinação da Estratificação do Solo.

O método de medição previsto por norma é o Método de Wenner, que consiste em quatro eletrodos fincados em uma linha reta sempre mantendo um espaçamento constante. A medição também varia de acordo com a área de medição do terreno, pois quanto maior a área, maior será o número de linhas de medição.

Com essa medição é possível a realização do projeto de aterramento, onde o mesmo proporciona segurança e confiabilidade a todos os indivíduos que estão ocupando os ambientes internos de determinado edifício, suas proximidades e os equipamentos nele instalados, pois a descarga atmosférica pode causar interferências ou danos em equipamentos sensíveis. Todos estes transtornos podem ser evitados ou reduzidos através de um projeto bem elaborado e desenvolvido.

Nossas medições em campo são realizadas sempre por profissionais com conhecimento e capacitação que permitem realizar um serviço com qualidade. E para elaboração dos nossos cálculos utilizamos os mais atuais softwares para a estratificação das informações e elaboração dos relatórios.