· Medição de Resistividade do Solo

A medição da resistividade e estratificação do solo é um dado fundamental exigido na NBR 5419 para elaboração dos projetos de SPDA. É a característica do solo que vai determinar a sua resistência em baixas frequências ou a sua impedância sob impulso. É a sua resistividade que pode ser definida como a resistência entre faces opostas de um cubo de aresta unitária, construído com material retirado do local.

O procedimento adotado pela ABNT para medição da resistividade do solo é o método de Wenner, ou seja, através de um terrômetro de boa qualidade e precisão aferido pelo IMMETRO.

A ausência deste relatório impede a execução dos projetos com qualidade, segurança e contraria as normas técnicas e as boas práticas de instalação. Não podemos definir uma malha de aterramento sem conhecer os valores de resistividade do solo.


 
 
Institucional Serviços Outras Informações    

Quem somos
Missão, Visão e Valores
História
Segmentos e presença
Competências
Certificações

Projetos Elétricos
Estudos
Laudos
Medição
Apoio a Obras
Comissionamento


Clientes

Cases
Notícias e Artigos
Contato
   
         
Endereço: Av. Maria Luiza Americano n° 779 - Sala 2 - Jardim Nossa Sra. do Carmo - São Paulo - SP - CEP: 08275-001 Fale Conosco: (11) 4786-2504  :  Pemac Engenharia    -   Todos os direitos reservados 2012