· Estudo para correção do fator de potência

Em circuitos de corrente alternada, (CA) puramente resistiva as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente.

Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência. O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes: potência ativa (P); medida em watts (W); potência aparente (S ou N); medida em volt-ampères (VA); potência reativa (Q) e medida em var (var).

A potência ativa é a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.

 
 
Institucional Serviços Outras Informações    

Quem somos
Missão, Visão e Valores
História
Segmentos e presença
Competências
Certificações

Projetos Elétricos
Estudos
Laudos
Medição
Apoio a Obras
Comissionamento


Clientes

Cases
Notícias e Artigos
Contato
   
         
Endereço: Av. Maria Luiza Americano n° 779 - Sala 2 - Jardim Nossa Sra. do Carmo - São Paulo - SP - CEP: 08275-001 Fale Conosco: (11) 4786-2504  :  Pemac Engenharia    -   Todos os direitos reservados 2012